Primeiros Passos no Excel 2016

O Excel 2016 é um programa de planilha que permite armazenar, organizar e analisar informações. Mesmo que você pense que o Excel só é usado por pessoas muito treinadas para processar dados complexos, qualquer pessoa pode aprender a tirar proveito dos poderosos recursos do programa. Você pode criar orçamentos, organizar registros de treinamento ou criar faturas. Trabalhe facilmente com diferentes tipos de dados.

Conhecendo o Excel 2016

Se você já usou o Excel 2010, o Excel 2013, ou até mesmo uma versão mais antiga, como o 2007 ou 2003, o Excel 2016 deve parecer familiar. Se você é novo no Excel ou tem mais experiência com versões mais antigas, você deve investir algum tempo para se familiarizar com a interface do novo Excel.

planilha em branco do Excel 2016
planilha em branco do Excel 2016

A Interface do Excel 2016

Quando você abrir o Excel 2016 pela primeira vez, a tela inicial do Excel aparecerá. A partir daí, você poderá criar uma nova pasta de trabalho, escolher um modelo e acessar suas pastas de trabalho editadas recentemente. A Faixa de Opções e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido são onde você encontrará os comandos para executar tarefas comuns no Excel. A visualização Backstage oferece várias opções para salvar, abrir um arquivo, imprimir e compartilhar seu documento.

O Excel 2016 usa um sistema de faixa de guias em vez de menus tradicionais. A Faixa de opções contém várias guias, cada uma com vários grupos de comandos. Você usará essas guias para executar as tarefas mais comuns no Excel. A Faixa de opções foi projetada para responder à sua tarefa atual, mas você pode optar por minimizá-la se achar que ela ocupa muito espaço na tela. Clique na seta Opções de exibição da faixa de opções no canto superior direito da Faixa de opções para exibir o menu suspenso.

tela inicial do Excel 2016
tela inicial do Excel 2016

Existem três modos no menu Opções de exibição da faixa de opções:

  1. Ocultar faixa automática: Ocultar automaticamente exibe sua pasta de trabalho no modo de tela cheia e oculta completamente a Faixa de opções. Para mostrar a Faixa de opções, clique no comando Expandir faixa de opções na parte superior da tela.
  2. Mostrar guias: Esta opção oculta todos os grupos de comandos quando eles não estiverem em uso, mas as guias permanecerão visíveis. Para mostrar a Faixa de opções, basta clicar em uma guia.
  3. Mostrar guias e comandos: Esta opção maximiza a faixa de opções. Todas as guias e comandos estarão visíveis. Essa opção é selecionada por padrão quando você abre o Excel pela primeira vez.

A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Excel 2016

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Excel 2016
Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Excel 2016

Localizada logo acima da Faixa de Opções, a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido permite acessar comandos comuns, independentemente da guia selecionada. Por padrão, ele inclui os comandos Salvar, Desfazer e Repetir. Você pode adicionar outros comandos dependendo da sua preferência.

Para adicionar comandos à barra de ferramentas de acesso rápido:

  1. Clique na seta suspensa à direita da barra de ferramentas de acesso rápido.
  2. Selecione o comando que você deseja adicionar no menu suspenso. Para escolher entre mais comandos, selecione Mais comandos.
  3. O comando será adicionado à barra de ferramentas de acesso rápido.

Como usar Diga-me

A caixa Diga-me funciona como uma barra de pesquisa para ajudá-lo a encontrar rapidamente ferramentas ou comandos que você deseja usar.

  1. Digite suas próprias palavras o que você quer fazer.
  2. Os resultados lhe darão algumas opções relevantes. Para usar um, clique nele como você faria com um comando na Faixa de opções.
caixa Diga-me
caixa Diga-me

Visualizações da Planilha

O Excel 2016 tem uma variedade de opções de visualização que alteram a forma como sua pasta de trabalho é exibida. Essas visualizações podem ser úteis para várias tarefas, especialmente se você estiver planejando imprimir a planilha. Para alterar as exibições da planilha, localize os comandos no canto inferior direito da janela do Excel e selecione Exibição Normal, Exibição de Layout de página ou Exibição de Quebra de página.

opções de visualização
opções de visualização
  1. A visualização normal é a exibição padrão para todas as planilhas no Excel.
  2. A visualização Layout de página exibe como suas planilhas aparecerão quando impressas. Você também pode adicionar cabeçalhos e rodapés nessa exibição.
  3. A visualização Quebra de página permite que você altere o local das quebras de página, o que é especialmente útil ao imprimir muitos dados do Excel.

Visualização nos Bastidores

A visualização de bastidores oferece várias opções para salvar, abrir um arquivo, imprimir e compartilhar suas pastas de trabalho.

Para acessar a Visualização em Bastidores

Clique na guia Arquivo na Faixa de opções. A exibição nos bastidores aparecerá.

Nesta série de tutoriais, vamos entrar em detalhes no Excel 2016. É a versão do Excel que é a mais utilizada atualmente e estamos vendo já as novas versões ganharem mercado. Porém, a versão 2016 ainda deve ter uns 10 anos de dominância no mercado, o que faz todo o sentido termos a publicação da série de tutoriais.

Qualquer dúvida que você tenha, pode perguntar nos comentários, que lhe responderemos o mais brevemente possível.

https://edu.gcfglobal.org/en/excel2016/getting-started-with-excel/1/

Artigo baseado em
Primeiros Passos no Excel 2016

Planilha Excel

Hellston Linhares é empreendedor fundador do Forquilha Despachante. É despachante credenciado no DETRAN e também atua nas áreas de serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, consórcios e seguros; além de prestar consultorias e assessorias na regularização de documentação veicular, serviços de rastreamento veicular via satélite e criação de conteúdos para web.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, visitante, precisa de ajuda com alguma dúvida? Estamos aqui para atender nas questões de uso geral do site e assistência para fazer downloads. Para ajuda técnica sobre Excel e solicitar a criação de planilhas personalizadas, mande uma mensagem na página de contato.