Talvez você pergunte a si mesmo se um curso de Excel é algo útil, onde deva investir tempo e dinheiro. Atualmente, as pessoas querem atingir certos patamares sem passar pelos degraus que a vida profissional exige. Não estou afirmando que este seja o seu caso, já que se está lendo este texto é porque tem uma dúvida genuína sobre a importância, ou não, de um curso de Excel no seu currículo. Entenda que muito mais importante do que ter o curso no currículo, é possuir conhecimentos sólidos sobre o Excel. Não precisa ser um expert, mas é preciso saber usar o programa e não ficar totalmente perdido quando precisar criar alguma planilha no trabalho.

Logo de início, já quero responder a sua dúvida. Sim, o Excel é muito importante para qualquer pessoa que está em busca de emprego, ou que deseja subir de cargo em praticamente toda empresa, e importante também no setor público, inclusive. Por isso, fazer um curso de Excel faz todo o sentido para você. Gostaria, no entanto, de lhe pedir que continuasse lendo o texto até o final, porque criei algumas linhas de pensamento que aprofundo nas linhas seguintes. Este texto traz uma mensagem e um um norte para ser seguido. Leia até o final porque lá tem uma indicação de curso barato, e muito aprofundado, perfeito para iniciantes no Excel.

Mercado de Trabalho

O Excel foi criado pela Microsoft, já devem fazer umas três décadas. Ele é muito antigo, assim como o Windows. Porém, vem recebendo ao longo dos anos muitas atualizações, o que o torna uma ferramenta atual e indispensável no mundo corporativo. O Excel serve basicamente para implementar controles, dos mais simples aos mais complexos; atuando cirurgicamente onde não existe viabilidade de criar softwares para realizar tarefas específicas. E não somente isso, permite a pessoas simples inovarem e proporem soluções para a empresa onde trabalham. Vou contar a seguir um caso que presenciei numa empresa onde trabalhei.

A empresa, e pessoas, que não mencionarei o nome, por questões éticas, é uma das grandes indústrias de calçados do Brasil. Ela já possuía um grande software (ERP) milionário que havia sido criado por uma grande software house (empresa que cria programas de computador) em parceria. Este programa cuidava de tudo, desde o RH, passando pela emissão de notas fiscais e financeiro, até a programação de produção e compras de insumos e matérias-primas. O ERP tinha controles de usuários e cada setor recebia acesso a somente ao que lhe interessava para fazer o trabalho.

Tudo funcionava muito bem, e alta direção da empresa estava satisfeita com o nível de informatização alcançado até aquele momento. Acontece que a produção de calçados possui as suas peculiaridades, e umas delas é o altíssimo número de variações que cada modelo possui; estamos falando de tamanho, cores, temáticas sazonais, temáticas por marcas, temáticas por campanha, temáticas por causas sociais. Isso faz uma grande dificuldade numa empresa de 30 mil funcionários, que precisam se entender de alguma forma para produzir determinado modelo que chega um pedido de repente, variando sua forma padrão para uma nova cor, com uma temática da Amazônia devendo ser vendido para o carnaval, por exemplo. Digamos que este pedido chega em fevereiro, e o carnaval é em março. Lembre-se que é preciso produzir, distribuir e vender antes do carnaval, senão o produto perde o sentido completamente e vira um grande prejuízo.

Diante desse cenário, a empresa foi aos poucos entrando em um estado de crise permanente, e o clima organizacional foi ficando cada vez pior. As vendas eram comemoradas pelo setor de vendas e financeiro, mas o setor de compras de insumos e o setor de produção reclamavam dos prazos para a entrega. Por sua vez, a alta administração cobrava pesado do setor de produção o cumprimento dos prazos de entrega e a qualidade dos produtos. O programa ERP não estava conseguindo solucionar estes vários conflitos porque trabalhava com excelência as necessidades e especificidades de cada setor da empresa individualmente.

Para dar uma boa resumida na história que já está ficando longa, a resolução deste impasse na empresa veio através de um funcionário que criou uma planilha de fluxo de produção que integrou todos os setores e departamentos, dando uma visão de todo o processo. A planilha funcionou tão bem, que suas funcionalidades foram adicionadas mais tarde ao ERP da empresa. Isso demonstra o poder do Excel. Rapidamente, uma pessoa pode criar uma solução que resolve o problema da empresa onde trabalha.

Curso de Excel Online

Um curso de Excel online tem várias vantagens sobre um curso de Excel presencial, que segue o modelo tradicional. A primeira grande vantagem é o custo menor, já que não é necessário uma grande estrutura física como sala comercial no centro, ou no shopping, por exemplo. Nada de contas de luz, água e esgoto, internet e gastos com material de expediente e limpeza. Também não existem custos com mão de obra de apoio como recepcionistas, professores e ajudantes de serviços gerais. Todas essas características de um curso online barateiam os custos de operação e esta redução pode ser repassada aos alunos.

O curso online de Excel também proporciona uma grande economia quando pensamos em deslocamento e transporte quando comparado a um curso presencial. Não importa a forma como você vai fazer o deslocamento de casa ou trabalho até a sede do curso, seja carro próprio, Uber, táxi, metrô ou ônibus, tudo tem um custo bastante elevado, não apenas em dinheiro, mas também em forma de tempo. Atualmente, o tempo é um ativo muito precioso e escasso, você não deve nunca menosprezar o valor do tempo.

A grande maioria dos cursos presenciais, senão mesmo a totalidade dos cursos, tem no material didático uma grande fonte de receita. O valor da matrícula e das mensalidades pode até parecer barato, mas quando você olha para o custo do material didático, percebe que o objetivo real do curso era vender produtos impressos em forma de livros, apostilas e encartes. O curso online de Excel não terá esses custos extras de materiais didáticos impressos, porque todo o conteúdo é digital e pode ser acessado pelo computador.

A flexibilidade de horário dos cursos online é outra grande vantagem perante os cursos presenciais. O que acontece muito nos cursos presenciais é que eles precisam de uma quantidade mínima de alunos para manter a viabilidade das turmas, porque é preciso pagar professores. Imagine que você está começando um curso e escolheu uma turma com aulas segunda e quarta às 7 da noite. Depois de 3 meses de curso, metade dos alunos desistiu ou mudou de horário. O que o curso vai fazer nessa situação é mesclar a sua turma com outra, ou simplesmente extinguir a sua turma e lhe convidar a escolher outra turma em dias e horários diferentes. Em um curso online, após a abertura de uma turma, não importa se ela possui mil alunos, ou somente um, ela pode continuar até o final sem problema nenhum, porque quem escolhe o dia e horário é o próprio aluno.

Os conteúdos atualizados dos cursos online são outra vantagem imbatível sobre os cursos presenciais. Não existe uma forma de produzir materiais didáticos impressos em pequena escala. é preciso imprimir milhares de cópias de livros e apostilas tudo de uma vez e ir vendendo aos poucos para baratear os custos de produção. Isso faz com que o conteúdo não fique tão atualizado quanto deveria, porque existe todo um processo de diagramação, edição e produção do material didático que só é feito quando os estoques da edição passada estão no fim. No curso online, este problema não existe porque basta atualizar o conteúdo digital diretamente na plataforma do curso, e o conteúdo já fica disponível para os alunos imediatamente.

Curso de Excel Barato

Um curso de Excel online para quem está começando, e precisa, logicamente, de um curso básico, deve ser barato. Algo que não ultrapasse os 100 reais, valor único, sem mensalidades. Atualmente, são oferecidos muitos cursos de Excel na internet, e boa parte deles custa bem caro. Não estou dizendo que os cursos caros não valem o investimento, mas para quem está apenas precisando no momento saber os conceitos básicos e conhecer o Excel para iniciar a jornada até se tornar um expert, o curso barato e de qualidade, é o mais indicado.

Curso de Excel com Certificado

Outra importante característica de um curso de Excel online barato e de qualidade deve ser a existência de uma certificado válido que possa ser usado para preencher o currículo. Não que o certificado em si garanta o conhecimento, mas tem muitas empresas que valorizam este item específico. Por isso, preencha os pré-requisitos e obtenha uma boa vantagem nos processos seletivos que for enfrentar.

As Empresas Exigem Conhecimento de Excel

As empresas exigem um certificado, na maioria dos casos. Porém, exigem primordialmente que você tenha o conhecimento com o Excel. Logo, se você tem o conhecimento e o certificado, está no melhor dos mundos. São muitos os cargos onde o processo seletivo envolve uma bateria de provas e testes sobre o Excel. Esteja preparado não só para arrumar um emprego, mas também para manter o emprego e para subir de cargo na empresa.

Vou listar abaixo alguns conteúdos de apoio que acredito ser de utilidade para lhe ajudar em sua busca por conhecimentos de Excel.

Faça Nosso Curso Online

Finalizando este artigo, gostaria de lhe indicar o melhor curso online de Excel para iniciantes que conheço. Trata-se de um curso que já foi feito por milhares de alunos de todo o Brasil, feito por um parceiro de negócios que tenho aqui no site, e possui todas as características importantes que menciono no texto. É online, barato (custa o valor de uma pizza) e tem certificado. Aproveite o curso, obtenha o conhecimento de Excel e depois volte para comentar aqui o que achou do curso e as possibilidades que abriu na sua vida profissional.

Curso de Excel em 2022

Faça seu Comentário